Buscar
  • Dr. Denis Riccardi

Cirurgia Plástica e Atividade Física

Cirurgia Plástica e Atividade Física, como conciliar?


A atividade física é essencial para a manutenção e, uma possível, melhora dos resultados obtidos nos procedimentos cirúrgicos, mas a grande dúvida é: quando voltar aos exercícios físicos? 

Cada procedimento possui uma indicação de retorno, o ideal é proceder de forma gradual, com exercícios leves, como caminhadas e, preferencialmente, acompanhadas por um profissional. 

Ressalta-se que, a partir dos primeiros dias é aconselhado que o paciente faça pequenas caminhadas dentro de casa para evitar os riscos de trombose e dar início a recuperação dos movimentos, mas sempre com muito cuidado! A retomada às atividades físicas deve ser progressiva, de acordo com a evolução da recuperação de cada paciente.


Outra dica importante é sempre usar a cinta modeladora e/ou o sutiã pós-cirúrgico, o uso adequado desses acessórios pode facilitar a retomada das atividades físicas, visto que, por exemplo, ao fazer caminhadas após a mamoplastia é essencial que os seios estejam bem seguros e sustentados, para evitar movimentos bruscos.

Para atividades mais intensas é necessária a liberação de seu cirurgião plástico, tendo em vista que cada procedimento tem seu tempo de recuperação. É importante ter paciência, os treinos mais intensos levam nosso corpo perto do seu limite, recomenda-se recomeçar com exercícios mais leves e, caso sinta qualquer tipo de desconforto ou dores, a atividade deve ser imediatamente interrompida.

Por fim, lembre-se, bons hábitos, boa recuperação! Evite o tabaco e bebidas alcoólicas, faça o repouso indicado pelo seu médico, tenha uma boa alimentação, mantenha-se hidratado e, se recomendado pelo cirurgião, faça drenagens linfáticas!


Tem alguma dúvida? Entre em contato, a Clínica Riccardi está a sua disposição.


2 visualizações0 comentário